- Assessoria de Imprensa

- Comunicados

- Vídeo Institucional

Assessoria de Imprensa

Data desta publicação: 13/12/2010

Dor nas mãos pode indicar tendinite


Tendinite é o nome utilizado para definir uma inflamação do tendão. O tendão é uma estrutura que liga o músculo ao osso e transmite a tração para ocasionar o movimento das articulações. A tendinite é caracterizada principalmente pela presença de uma dor localizada e insidiosa numa determinada área. Esta inflamação pode ocorrer por excesso de força, por movimentos repetitivos, por posições viciosas ou por variações anatômicas do tendão. O diagnóstico desta patologia é feito por exames físicos e exames de imagens como a ultrassonografia. O Dr. Paulo Sergio Mastchinske, especialista em ortopedia e traumatologia do Hospital Pilar explica um pouco mais sobre a tendinite.

HP: Quais são os sintomas da Tendinite?
Dr. Matschinske:
Dor, diminuição de força muscular, sensação de lentidão de movimento e incapacidade funcional, podendo evoluir para a ruptura completa do tendão.

HP: Quais são os tipos de Tendinite?
Dr. Matschinske: Ela pode ser uma inflamação dos tendões dos dedos, provocando dor e bloqueio, chamado de Dedo em Gatilho. Pode ser uma inflamação do extensor do polegar e dos tendões que abrem o polegar, chamada de Tenossinovite de De Quervain, onde a dor é intensa na extremidade do osso do antebraço, o rádio. Outro tipo de tendinite, para citar as mais comuns, é a dor de cotovelo, chamada de Epicondilite, causada por inflamação dos músculos extensores do punho, mãos e dedos.

HP: Como funciona o tratamento?
Dr. Matschinske:
Alguns procedimentos são cirúrgicos, em sistema de hospital dia, ou seja, o paciente vai embora no mesmo dia da cirurgia. Outros tipos de tratamento são os antiinflamatórios e analgésicos, exercícios de fortalecimento, fisioterapia, alongamento e mudança de hábitos de vida, tanto profissional, quanto pessoal. Geralmente o tratamento inclui o condicionamento físico ou alteração de movimento do local afetado.

O Dr. Paulo Sergio Matschinske é médico da Unidade de Diagnóstico e Tratamento de Mãos do Hospital Pilar, que atende pelo telefone (41) 3076-3064.

 

Anúncio Gazeta do Povo

Voltar

hidea.com