- Assessoria de Imprensa

- Comunicados

- Vídeo Institucional

Assessoria de Imprensa

17/05/2010

O vinho como aliado do coração

 

O consumo moderado de vinho, além de ser um hábito prazeroso para muitas pessoas, é também grande aliado da saúde do coração, segundo pesquisas. De acordo com o Dr. Marcos A. Alves Pereira, cardiologista do Hospital Pilar, o vinho em quantidades adequadas previne doenças. Abaixo, uma entrevista com o especialista.

 

HP: O vinho faz bem para o coração? Quais os benefícios causados pela bebida no organismo?

Dr. Pereira: O vinho é ótimo para o coração, por várias razões. Os benefícios pelo consumo possuem relação com a longevidade e a proteção dos vasos sanguíneos, além de ter um efeito também tranquilizante. O vinho tem ainda ação antioxidante, ou seja, elimina radicais livres e, consequentemente, retarda o envelhecimento e o surgimento de doenças, inclusive  o câncer e o derrame.

 

HP: Qual é a principal substância presente no vinho benéfica ao coração?

Dr. Pereira: É o resveratrol, um antibiótico natural produzido pela videira. Esta substância potencializa a prevenção da aterosclerose, uma doença inflamatória crônica na qual placas são formadas no interior de vasos sanguíneos, levando à diminuição de seus diâmetros. O resveratrol ainda relaxa os músculos lisos das artérias, contribuindo para a redução da pressão arterial, entre muitos outros benefícios. 

 

HP: Qual a quantidade máxima permitida para consumo da bebida?

Dr. Pereira: Consumindo no máximo seis cálices por semana é possível ter todas estas vantagens sem adquirir os problemas causados pela ingestão excessiva de álcool. Os seis cálices não podem ser tomados um só dia. O consumo diário deve ser de até 240 ml e, no máximo, 480 ml se esta dose for dividida em duas vezes. Lembrando que, para as pessoas que não consomem bebidas alcoólicas, é possível substituir o vinho pelo suco de uva e ter os mesmos efeitos.

 

O cardiologista será um dos palestrantes do III Simpósio Dr. João I. Milano de Cardiologia, evento promovido pelo Hospital Pilar neste próximo sábado (22). Haverá uma mesa neste evento com interessantes discussões sobre o vinho para a saúde. Além disso, ocorrerão palestras sobre diferentes temas focados na hipertensão arterial.  As inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira (19) por meio do site www.hospitalpilar.com.br. Para mais informações, os telefones são 3072-7317 ou 3072-7227, das 14h às 18h30.


 

Segundo Dr. Pereira, o vinho deve ser tomado com moderação, com o intuito de aumentar apenas a alegria de viver.

Voltar

hidea.com